IRMÃS FRANCISCANAS
EM SEU APOSTOLADO

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica foi fundada em 02 de maio de 1854. Foi neste dia que partiram do Convento das Irmãs Franciscanas na cidade de Dillingen, na Alemanha, quatro Irmãs – Maria Ludovika Wille, Maria Adelheid Dollinger, Maria Pia Spar e Maria Hedwig Bader -, com destino a Au am Inn, na Baviera, Alemanha, a fim de fundarem a nova Congregação e uma escola de educação para meninas.

Depois de escalarem altas montanhas, em meio a orações e medo, foram recebidas carinhosamente pelo pároco da pequena Cidade de Au, Monsenhor Joseph Rödle e diversas autoridades religiosas e civis, inclusive o representante do Rei Ludoviko, dando início à Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica. Neste início, elas tiveram como residência o antigo Convento dos Agostinianos, que devido à guerra estava fechado por mais de 50 anos. A Congregação cresceu e, em 1921, foram enviadas ao Brasil as primeiras missionárias: Ir. Benedicta Tafelmeier, Ir. Bonifatia Vordermayer, Ir. Ludmilla Schropp e Ir. Willibalda Mayer. Hoje, com sede provincial em Pindamonhangaba (SP), nossas irmãs estão presentes no Estado de São Paulo e Nordeste. Ir. Inês da Costa Camargo foi eleita Provincial em 2014 para um mandato de seis anos.

Nosso Carisma é o Amor Seráfico. Ele é cerne de nosso modo de vida. Como Franciscanas Seráficas, por onde passarmos ou estarmos presentes, somos convidadas a deixar as marcas do Amor de Deus através dos nossos gestos e testemunho de vida evangélica.

Nossa presença é marcante nas regiões que temos comunidades. Estamos presentes no Brasil no Estado de São Paulo e Pernambuco

  • 2 comunidades em Pindamonhangaba-SP – Casa Provincial e Casa para Retiros e encontros.
  • 1 comunidade em Guaratinguetá-SP
  • 1 em Lagoinha-SP – Nossa Missão é a Casa de Apoio Sol Nascente II e nas Pastorais Paroquiais
  • 1 em São Paulo – Trabalho no SEFRAS – Serviço Franciscano de Solidariedade
  • 2 em Pernambuco, nas cidades de Buique e Jataúba – Trabalho na Pastoral Paroquial e Diocesana;