Os projetos aqui apresentados, Projeto Trazendo Alegria e FUXIQUE, são desenvolvidos em prol da Casa de Apoio. Os projetos Jovens Seráficos, Missões Paroquiais, Catequese e Equipe de Leitores, são projetos que apoiam a Comunidade local de Lagoinha.

O Projeto Trazendo Alegria foi criado no ano 2000 por alunos e professores da FASC – Faculdade Santa Cecília, de Pindamonhangaba, São Paulo, com o objetivo principal de fazer visitas mensais à Casa de Apoio Sol Nascente II, em Lagoinha, São Paulo.

Com o encerramento das atividades da FASC por parte da então Mantenedora, Irmãs Franciscanas, um grupo de ex-alunos, ex-professores e voluntários abraçou a causa e desde 2010 continua desenvolvendo o projeto mesmo assim.

Neste espírito de solidariedade, amor ao próximo e, em especial, de convivência com um “amigo”, o Projeto Trazendo Alegria procurou sempre interceder e desenvolver atividades de Artes Plásticas, Música, Teatro, Dança e Desenho, proporcionando momentos de muita alegria, descontração, enriquecimento, troca.

Além das atividades artísticas, o projeto arrecada, a cada visita, mantimentos não perecíveis, materiais de higiene e limpeza, mais necessitados no momento, uma vez que a Casa de Apoio sobrevive de doações.

A visita é encerrada com um lanche comunitário muito saboroso, ficando sempre o gostinho de “quero mais” e a esperança de um retorno muito breve.

Todos os participantes do Projeto Trazendo Alegria levam sempre muito amor e disposição para os amigos da Casa de Apoio e retornam felizes pela alegria proporcionada.

Venha nos conhecer! Será um prazer recebê-lo em nosso meio.

Irmãs Franciscanas e Voluntárias criaram em setembro de 2007 um novo grupo de trabalho, nomeando-o de FUXIQUE, que se reúne às quintas-feiras à tarde, primeiramente numa das dependências do Externato São José – FASC e hoje no antigo Dispensário Nossa Senhora de Fátima.

Este grupo tem por objetivo principal produzir trabalhos manuais que são vendidos e a renda revertida em prol da Casa de Apoio Sol Nascente II.

Ao longo dos anos foram realizados bazares de Páscoa, pelo dia das Mães e Pais, de Natal; Café Cultural, almoços e jantares; participações em festas escolares e feira de artesanato.

Uma das grandes metas alcançadas aconteceu em 2009, quando se arrecadou o valor necessário para a implantação de uma plataforma elevatória na Casa de Apoio, substituindo assim o dificultoso acesso de rampa entre os dois pavimentos da casa. Na época, dos 22 internos, 18 eram cadeirantes.

Atualmente (2015), o trabalho do grupo contribui mensalmente com os honorários de um dos funcionários da casa.

Mas, o trabalho das voluntárias só se concretiza porque existe muito amor no coração de cada uma, em doar uma parte de seu tempo para uma atividade artesanal – seja ela bordado, costura, macramê, confecção de bolos e biscoitos, etc – e ao mesmo tempo se energizar no encontro semanal, com conversas, desabafos, confraternização.

Agradecemos a sua atenção e aguardamos uma visita ou eventual sugestão de ajuda.

Christina Lehmann Cesar
Responsável pelo grupo FUXIQUE

A Comunidade Monte Alverne, em Lagoinha, iniciou um trabalho de formação com jovens em 02 de maio de 2014, mantendo encontros a cada 15 dias para o fortalecimento dos mesmos.

Teve início em 2015.

Preparação dos jovens para a Crisma;

Realizam leituras e Salmos nas Missas;